CNU
- Sobre a CNU
- Organigrama
- Órgão directivo
- Secretariado permanente
- Parceiros
- Contactos
Visto que para a realização dos ideais e objectivos da UNESCO, é necessário que haja maior cooperação, as Comissões Nacionais surgem para dar resposta a este quesito, ao abrigo do VII artigo do Acto Constitutivo da UNESCO. Actualmente existem cerca de 180 Comissões Nacionais por todo o mundo.
Criação da CNU-Angola
A necessidade de assegurar a coordenação, execução e acompanhamento dos programas da UNESCO no nosso País, levou a criação em Setembro de 1980 por Decreto Presidencial Nº96/80 de 1 de Setembro, da Comissão Nacional para a UNESCO, revogado pelo Decreto Presidencial Nº64/21 de 12 de Março.
Desde a sua criação em 1980, a Comissão Nacional para a UNESCO tem estabelecido vínculos de cooperação com o Secretariado Executivo da UNESCO no plano da assistência técnica, material, financeira e de formação de pessoal no âmbito dos Grandes Programas e Projectos Transdisciplinares do programa de participação.
À semelhança das Comissões Nacionais de outros Países, a Comissão Nacional de Angola para a UNESCO desempenha um papel determinante não apenas em matéria de informação ao grande público e aos especialistas, mas também de ligação entre o Secretariado Executivo da UNESCO e o Governo de Angola, na animação e materialização das diferentes actividades no domínio das competências da UNESCO, como na preparação dos planos bienal e a médio prazo da Organização.
Legenda:
Departamentos: DTE - Departamento Técnico para a Educação; DTCI - Departamento Técnico para a Ciência; DTC -Departamento Técnico para a Cultura; DACI - Departamento de Administração e Comunicação Institucional.
Órgão Directivo
A CNU-Angola tem como Presidente o titular do departamento ministerial responsável pela Educação e como Vice-Presidentes os titulares dos Departamentos Ministeriais das Relações Exteriores e da Cultura, Turismo e Ambiente.
A CNU-Angola, para além do seu Presidente e do(a)s Vice-Presidentes, integra ainda os titulares dos departamentos ministeriais do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, da Juventude e Desportos e demais membros parceiros da sociedade civil a indicar pela Presidência da CNU-Angola.
Secretariado Permanente
O Secretariado Permanente é o órgão executivo da CNU-Angola, dirigido por um Secretário Permanente, que tem como objectivo assegurar a ligação com o secretariado da UNESCO, criar e dinamizar o intercâmbio entre as redes da Organização, desenvolver a cooperação a nível regional, sub-regional e bilateral bem como acompanhar, recolher e transmitir informações sobre as actividades desempenhadas em Angola e não só, nos domínios da competência da UNESCO e vice-versa.
Desde a sua criação em 1980, o Secretariado Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO teve apenas Dois (2) Secretários Permanentes que são: Manuel Quarta e Alexandre de Sousa Costa que exerce actualmente.





















FALE CONOSCO
ENDEREÇO
Secretariado Permanente da comissão nacional para a Unesco.
Rua Egaz Moniz, n°3 Maianga
Telefone: +244 222 744 211 | 222 357 045
Unidade Orgânica do Estado