Angola participou na Cimeira sobre a Transformação da Educação, evento este que decorreu em Nova Iorque, Estados Unidos de América, de 16 a 19 de setembro.
A cimeira liderada pela ONU, decorreu por conta das inúmeras consequências causadas pela pandemia da Covid-19 na educação, o que retardou os progressos alcançados em matéria de inclusão, qualidade e relevância.
O nosso país, a semelhança de outros Estados-membros, realizou uma consulta nacional e apresentou o seu relatório na referida cimeira, documento este, elaborado sob supervisão do Governo de Angola e a participação de instituições multidisciplinares que actuam de forma directa ou indirecta no sector da educação em Angola.
A cimeira foi dividida em plenárias e sessões temáticas, no formato de mesa-redonda, com as participações do Secretário-Geral da ONU, Ministros da Educação, jovens estudantes, delegados de associações juvenis de vários países e sociedade civil em geral.
Angola esteve representada pela Delegada Permanente de Angola na ONU, Maria de Jesus Ferreira (Chefe da Delegação), em representação da Ministra da Educação e Presidente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, Luísa Maria Grilo, a Delegada Permanente de Angola junto da UNESCO, Ana Maria de Oliveira, o Secretário Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, Alexandre de Sousa Costa, Directores Nacionais e chefes de Departamento dos Ministérios da Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.