REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS

Conceito

O fortalecimento dos sistemas de educação em todo o mundo, desde a infância até a idade adulta, é a chave para responder aos desafios globais através da educação diferenciada. Deste modo, em 1947, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, Cultura, Comunicação e Informação (UNESCO) começou a dinamizar encontros restritos entre educadores para desenvolver nas suas instituições uma cultura empreendedora experimental. Foi então que, na sua 7ª Sessão da Conferência Geral, realizada em Paris – França, no ano de 1952, criou o Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA), conhecida pelo acrónimo em inglês ASPnet (Associated Schools Programme Network). No entanto, um ano depois (1953), o PEA foi lançado com vista a gerar uma rede internacional de escolas em todo o mundo, em torno de um propósito comum: “construir os baluartes da paz na mente das crianças e jovens”.

Actualmente, a Rede de Escolas Associadas à UNESCO (Rede PEA) conta com cerca de 11.500 escolas associadas, em 182 Estados Membros, que trabalham em prol da compreensão internacional sobre a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.

Após o estabelecimento da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU-Angola) em 1980, actualmente regido pelo Decreto Presidencial nº 64/21 de 12 de Março, este Órgão aderiu a ao Programa das Escolas Associadas à UNESCO, em 1998, com a inscrição de 4 escolas: Alda Lara, Óscar Ribas, Colégio nº 1600 (ex Ché Guevara) e a Escola nº 3024. Hoje, Angola integram a Rede PEA um total sessenta e duas (62) escolas associadas, distribuídas em oito (8) províncias, nomeadamente, Cabinda, Huambo, Cunene, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bengo e Luanda, sendo que esta última representa a maior cifra de escolas associadas do país, com um total de 43.

 

Benefícios de ser uma Escola Associada à UNESCO

 

Embora não haja qualquer benesse monetária, a Rede PEA confere a certificação internacional dos seus integrantes a utilização da logomarca da Rede PEA e do Ano Internacional em vigor.  As Escolas Associadas têm o privilégio de participar de concursos internacionais lançados com frequência pela UNESCO e outras instituições a ela ligadas, bem como, receber materiais produzidos, eventual ou periodicamente, pela referida organização, com vista a fortalecer o sistema educativo.

O principal benefício, é participar de uma comunidade que promove a partilha de informações, experiências, boas práticas, projectos e ideias, em torno de um objectivo comum. Este exercício catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem optimizar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas e domínios.

 

Responsabilidade das Escolas Associadas

 

As Escolas Associadas comprometem-se a:

  • Desenvolver iniciativas e métodos de ensino inovadores que vão de encontro aos objectivos da UNESCO;
  • Participar nas iniciativas da UNESCO, programas, projectos, campanhas e concursos;
  • Reforçar a cooperação entre as escolas, participando em eventos nacionais e internacionais de modos a assegurar a partilha de experiências e competências;
  • Enviar à Coordenação Nacional um relatório anual sobre as actividades desenvolvidas pela escola no âmbito da UNESCO.

Cada Escola Associada tem um ponto focal e este é responsável pela participação da escola nas actividades da Rede PEA, geralmente o coordenador das actividades extraescolares.

Abaixo segue o link de 2 manuais de instrução para as Escolas Associadas

Escolas Associadas da UNESCO- Manual Prático (Link)

Rede de Escolas Associadas da UNESCO- Guia para Membros (Link)

 

Escolas Associadas

Lista das Escolas Associadas à Rede PEA-Angola

Actualmente, a Rede PEA - Angola integra um total de sessenta e duas (62) escolas associadas, distribuídas em oito (8) províncias, nomeadamente: Cabinda, Huambo, Cunene, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bengo e Luanda.

 

  1. ALDA LARA
  2. ALFALIT ANGOLA
  3. ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DE INVENTORES E INOVADORES
  4. CENTRO ESCOLAR DO ENSINO PROFISSIONAL (CEEP)
  5. CENTRO INFANTIL KK
  6. COLÉGIO GREGÓRIO SEMEDO
  7. COLÉGIO HENRIQUES
  8. COLÉGIO JACIMAR- A CHAVE DO SABER
  9. COLÉGIO KIBANGAS
  10. COLÉGIO Nº 1139 (EX-1057- JUVENTUDE EM LUTA)
  11. COLÉGIO Nº 1140 (EX 1058- 1º DE MAIO)
  12. COLÉGIO Nº 1222 (EX-1107)
  13. COLÉGIO Nº 1600 (EX 1192, CHÉ – GUEVARA)
  14. COLÉGIO NJINGA MBANDE
  15. COLÉGIO PÚBLICO DO 1º CICLO Nº 5143
  16. COLÉGIO ROSSANA DE CASSIA
  17. COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY Nº 1232
  18. COMPLEXO ESCOLAR TERESIANA DE VIANA
  19. ESCOLA DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE SAÚDE DE LUANDA
  20. ESCOLA DE SAÚDE CASTELO
  21. ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO Nº 5142
  22. ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1052
  23. ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1116- RAINHA GINGA
  24. ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1132 (EX-1050)
  25. ESCOLA PRIMÁRIA JOSÉ MARTI Nº 1136
  26. ESCOLA PRIMARIA Nº 1214
  27. ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1500 (EX-1167)
  28. ESCOLA PRIMÁRIA SAGRADA ESPERANÇA (cabinda)
  29. ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO
  30. IMAG (INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO-Nova Vida)
  31. IMEL (INSTITUTO MÉDIO DE ECONOMIA DE LUANDA)
  32. IPIL (INSTITUTO POLITÉCNICO INDUSTRIAL DE LUANDA)
  33. INSTITUTO MÉDIO COMERCIAL DE LUANDA
  34. INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS (Zango)
  35. INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO NOVA VIDA
  36. INSTITUTO MÉDIO TÉCNICO DE HOTELARIA E TURISMO Nº 2009
  37. INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DE VIANA Nº 5103
  38. LICEU EIFFEL DE CAXITO
  39. LICEU EIFFEL DE MALANJE
  40. LICEU EIFFEL DE NDALATANDO
  41. LICEU EIFFEL DE ONDJIVA
  42. LICEU ENGENHEIRO JOÃO BEIRÃO Nº 5104
  43. LICEU Nº 5106- NEVES E SOUSA
  44. LICEU Nº 8054
  45. LICEU N´GOLA KILUANJI Nº 1145
  46. MAGISTÉRIO MUTU YA KEVELA
  47. NGOLA KANINI (COLÉGIO PÚBLICO)
  48. ÓSCAR RIBAS
  49. PUNIV DO NOVA VIDA
  50. LICEU DE CABINDA
  51. ESCOLA TÉCNICA DE BELIZE (CABINDA)
  52. COMPLEXO ESCOLAR IZONGOLO (CABINDA)
  53. INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DE LÂNDANA (CABINDA)
  54. ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FERRAZ BOMBOCO (HUAMBO)
  55. COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DO CLUNY – HUAMBO
  56. LICEU 22 DE NOVEMBRO – LOSSAMBO (HUAMBO)
  57. LICEU DO SUMBE (C. SUL)
  58. INSTITUTO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS – ONDJIVA (CUNENE)
  59. ESCOLA PRIMÁRIA REI NANDE YA HEDIMBI (CUNENE)
  60. COLÉGIO COMANDANTE COW-BOY – ONDJIVA (CUNENE)
  61. COMPLEXO ESCOLAR OULONDELO (CUNENE)
  62. ESCOLA PRIMÁRIA Nº 254 (CUNENE)

 

 

 

“Uma Criança, Uma Árvore”

O Projecto ‘’Uma Criança, Uma Árvore’’, de autoria do Professor Luís Mendonça, tem como dinamizador Rede PEA-Angola e foi projectado com vista a expandir o conceito de educação ambiental diferenciada ligada à arborização, nas escolas associadas, através de actividades lúdicas de consciencialização sobre a importância da vegetação nas suas áreas transversais.

 

 

 

“A Criança e Água”

 

“A Criança e a Água” é um projecto inserido nas actividades de extensão universitária do Grupo de Águas do DEI Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, e integra parceiros como a SEAKA-Casa de Caminho André Luiz com a Escola João Henriques Pestalozzi, Química Verde Lab e o Secretariado Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO. O referido projecto consiste na transferência de conhecimentos em temáticas relacionadas com a água, de forma lúdica, a crianças e adolescentes, através de jogos, poesia, canto e actividades práticas, utilizando inclusive ingredientes disponíveis nas cozinhas familiares para a determinação de parâmetros físico-químicos da água que servem de ferramentas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades agraciadas por este conceito.

 

“Biblioteca Manual”

 

O Projecto Biblioteca Manual é um projecto de autoria do Professor Luís Mendonça, dinamizado por intermédio da Rede PEA-Angola, que visa estimular o gosto pela leitura na qual o professor, ainda que no âmbito de sala de aulas, concede um livro aos estudantes e estes por sua vez, após a leitura, desenvolvem uma síntese do mesmo, podendo até dar continuidade a história do livro, ou expressar por escrito as suas opiniões quanto ao livro lido. O Projecto foi implementado na Escola Njinga Mbande em duas salas de aulas (7ª e 9ª classes), atigindo um horizonte de 60 estudantes.

 

Torneio Kandengue Escritor

A “Torneio Kandengue Escritor” é um concurso de escrita destinada aos estudantes das Escolas Associadas à UNESCO em Angola, que são desafiados a escrever um texto com no máximo 700 palavras, sobre temas variados, durante o período determinado pela comissão organizadora, em alusão ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor que se assinala no dia 23 de Abril. Este projecto, tem como objectivo estimular o prazer pela leitura e pela escrita, promover o contacto entre os escritores e os estudantes, bem como, dotar os estudantes de conhecimentos sobre os Direitos de Autor. A Primeira Edição teve lugar em 2021 sob o tema “O Papel do Livro na Promoção da Cultura de Paz”.

 

Encontro Nacional da Rede PEA-Angola

O Encontro Nacional da Rede PEA-Angola tem lugar desde o ano de 2019, nos dias 5 de Outubro, em celebração ao Dia Mundial do Educador. O evento tem como objectivo celebrar o Dia Nacional da Rede PEA-Angola com vista a fortalecer a Rede de Escolas Associadas de Angola e a difundir os ideais estabelecidos pela UNESCO, através da reflexão em temáticas de interesse das Escolas Associadas a nível nacional e internacional, promovendo a partilha de experiências entre os participantes.

 

Portal das Escolas Associadas

O “Portal das Escolas Associadas” é uma estrutura social e digital, composta por um conjunto de informações das escolas associadas à UNESCO de Angola, que permitirá interagir com pessoas ou instituições de ensino, conectadas em um chat, que compartilham valores e objectivos comuns com a possibilidade de ajudar no desenvolvimento social e educativo de forma segura e íntegra.

 

 

 

 Como inscrever-se

Nota: De modos a ter um maior controle das escolas pertencentes à Rede PEA- Angola, achamos por bem as escolas endereçarem as suas candidaturas à Coordenação Nacional, e esta por sua vez inscrevê-las na plataforma da UNESCO.

Os formulários devem ser preenchidos em dois idiomas (Português e em umas das línguas de trabalho da Organização nomeadamente: inglês, francês ou espanhol).

Formulário para Adesão (em inglês)

Após o preenchimento, os formulários devem ser enviados para o email da Coordenação Nacional:  sp_angola@cnu.gov.ao.