REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS
- Conceito
- Escolas associadas
- Projectos e parceiros
- Como inscrever-se
Conceito
O fortalecimento dos sistemas de educação em todo o mundo, desde a infância até a idade adulta, é a chave para responder aos desafios globais através da educação diferenciada. Deste modo, em 1947, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, Cultura, Comunicação e Informação (UNESCO) começou a dinamizar encontros restritos entre educadores para desenvolver nas suas instituições uma cultura empreendedora experimental. Foi então que, na sua 7ª Sessão da Conferência Geral, realizada em Paris – França, no ano de 1952, criou o Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA), conhecida pelo acrónimo em inglês ASPnet (Associated Schools Programme Network). No entanto, um ano depois (1953), o PEA foi lançado com vista a gerar uma rede internacional de escolas em todo o mundo, em torno de um propósito comum: “construir os baluartes da paz na mente das crianças e jovens”.
Actualmente, a Rede de Escolas Associadas à UNESCO (Rede PEA) conta com cerca de 11.500 escolas associadas, em 182 Estados Membros, que trabalham em prol da compreensão internacional sobre a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.
Após o estabelecimento da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU-Angola) em 1980, actualmente regido pelo Decreto Presidencial nº 64/21 de 12 de Março, este Órgão aderiu a ao Programa das Escolas Associadas à UNESCO, em 1998, com a inscrição de 4 escolas: Alda Lara, Óscar Ribas, Colégio nº 1600 (ex Ché Guevara) e a Escola nº 3024. Hoje, Angola integram a Rede PEA um total sessenta e duas (62) escolas associadas, distribuídas em oito (8) províncias, nomeadamente, Cabinda, Huambo, Cunene, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bengo e Luanda, sendo que esta última representa a maior cifra de escolas associadas do país, com um total de 43.
Benefícios de ser uma Escola Associada à UNESCO
Embora não haja qualquer benesse monetária, a Rede PEA confere a certificação internacional dos seus integrantes a utilização da logomarca da Rede PEA e do Ano Internacional em vigor. As Escolas Associadas têm o privilégio de participar de concursos internacionais lançados com frequência pela UNESCO e outras instituições a ela ligadas, bem como, receber materiais produzidos, eventual ou periodicamente, pela referida organização, com vista a fortalecer o sistema educativo.
O principal benefício, é participar de uma comunidade que promove a partilha de informações, experiências, boas práticas, projectos e ideias, em torno de um objectivo comum. Este exercício catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem optimizar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas e domínios.
Responsabilidade das Escolas Associadas
As Escolas Associadas comprometem-se a:
- Desenvolver iniciativas e métodos de ensino inovadores que vão de encontro aos objectivos da UNESCO;
- Participar nas iniciativas da UNESCO, programas, projectos, campanhas e concursos;
- Reforçar a cooperação entre as escolas, participando em eventos nacionais e internacionais de modos a assegurar a partilha de experiências e competências;
- Enviar à Coordenação Nacional um relatório anual sobre as actividades desenvolvidas pela escola no âmbito da UNESCO.
Cada Escola Associada tem um ponto focal e este é responsável pela participação da escola nas actividades da Rede PEA, geralmente o coordenador das actividades extraescolares.
Abaixo segue o link de 2 manuais de instrução para as Escolas Associadas
Escolas Associadas da UNESCO- Manual Prático (Link)
Rede de Escolas Associadas da UNESCO- Guia para Membros (Link)
Escolas Associadas
Lista das Escolas Associadas à Rede PEA-Angola
Actualmente, a Rede PEA - Angola integra um total de sessenta e duas (62) escolas associadas, distribuídas em oito (8) províncias, nomeadamente: Cabinda, Huambo, Cunene, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bengo e Luanda.
- ALDA LARA
- ALFALIT ANGOLA
- ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DE INVENTORES E INOVADORES
- CENTRO ESCOLAR DO ENSINO PROFISSIONAL (CEEP)
- CENTRO INFANTIL KK
- COLÉGIO GREGÓRIO SEMEDO
- COLÉGIO HENRIQUES
- COLÉGIO JACIMAR- A CHAVE DO SABER
- COLÉGIO KIBANGAS
- COLÉGIO Nº 1139 (EX-1057- JUVENTUDE EM LUTA)
- COLÉGIO Nº 1140 (EX 1058- 1º DE MAIO)
- COLÉGIO Nº 1222 (EX-1107)
- COLÉGIO Nº 1600 (EX 1192, CHÉ – GUEVARA)
- COLÉGIO NJINGA MBANDE
- COLÉGIO PÚBLICO DO 1º CICLO Nº 5143
- COLÉGIO ROSSANA DE CASSIA
- COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY Nº 1232
- COMPLEXO ESCOLAR TERESIANA DE VIANA
- ESCOLA DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE SAÚDE DE LUANDA
- ESCOLA DE SAÚDE CASTELO
- ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO Nº 5142
- ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1052
- ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1116- RAINHA GINGA
- ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1132 (EX-1050)
- ESCOLA PRIMÁRIA JOSÉ MARTI Nº 1136
- ESCOLA PRIMARIA Nº 1214
- ESCOLA PRIMÁRIA Nº 1500 (EX-1167)
- ESCOLA PRIMÁRIA SAGRADA ESPERANÇA (cabinda)
- ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO
- IMAG (INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO-Nova Vida)
- IMEL (INSTITUTO MÉDIO DE ECONOMIA DE LUANDA)
- IPIL (INSTITUTO POLITÉCNICO INDUSTRIAL DE LUANDA)
- INSTITUTO MÉDIO COMERCIAL DE LUANDA
- INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS (Zango)
- INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO NOVA VIDA
- INSTITUTO MÉDIO TÉCNICO DE HOTELARIA E TURISMO Nº 2009
- INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DE VIANA Nº 5103
- LICEU EIFFEL DE CAXITO
- LICEU EIFFEL DE MALANJE
- LICEU EIFFEL DE NDALATANDO
- LICEU EIFFEL DE ONDJIVA
- LICEU ENGENHEIRO JOÃO BEIRÃO Nº 5104
- LICEU Nº 5106- NEVES E SOUSA
- LICEU Nº 8054
- LICEU N´GOLA KILUANJI Nº 1145
- MAGISTÉRIO MUTU YA KEVELA
- NGOLA KANINI (COLÉGIO PÚBLICO)
- ÓSCAR RIBAS
- PUNIV DO NOVA VIDA
- LICEU DE CABINDA
- ESCOLA TÉCNICA DE BELIZE (CABINDA)
- COMPLEXO ESCOLAR IZONGOLO (CABINDA)
- INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DE LÂNDANA (CABINDA)
- ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FERRAZ BOMBOCO (HUAMBO)
- COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DO CLUNY – HUAMBO
- LICEU 22 DE NOVEMBRO – LOSSAMBO (HUAMBO)
- LICEU DO SUMBE (C. SUL)
- INSTITUTO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS – ONDJIVA (CUNENE)
- ESCOLA PRIMÁRIA REI NANDE YA HEDIMBI (CUNENE)
- COLÉGIO COMANDANTE COW-BOY – ONDJIVA (CUNENE)
- COMPLEXO ESCOLAR OULONDELO (CUNENE)
- ESCOLA PRIMÁRIA Nº 254 (CUNENE)
“Uma Criança, Uma Árvore”
O Projecto ‘’Uma Criança, Uma Árvore’’, de autoria do Professor Luís Mendonça, tem como dinamizador Rede PEA-Angola e foi projectado com vista a expandir o conceito de educação ambiental diferenciada ligada à arborização, nas escolas associadas, através de actividades lúdicas de consciencialização sobre a importância da vegetação nas suas áreas transversais.
“A Criança e Água”
“A Criança e a Água” é um projecto inserido nas actividades de extensão universitária do Grupo de Águas do DEI Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, e integra parceiros como a SEAKA-Casa de Caminho André Luiz com a Escola João Henriques Pestalozzi, Química Verde Lab e o Secretariado Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO. O referido projecto consiste na transferência de conhecimentos em temáticas relacionadas com a água, de forma lúdica, a crianças e adolescentes, através de jogos, poesia, canto e actividades práticas, utilizando inclusive ingredientes disponíveis nas cozinhas familiares para a determinação de parâmetros físico-químicos da água que servem de ferramentas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades agraciadas por este conceito.
“Biblioteca Manual”
O Projecto Biblioteca Manual é um projecto de autoria do Professor Luís Mendonça, dinamizado por intermédio da Rede PEA-Angola, que visa estimular o gosto pela leitura na qual o professor, ainda que no âmbito de sala de aulas, concede um livro aos estudantes e estes por sua vez, após a leitura, desenvolvem uma síntese do mesmo, podendo até dar continuidade a história do livro, ou expressar por escrito as suas opiniões quanto ao livro lido. O Projecto foi implementado na Escola Njinga Mbande em duas salas de aulas (7ª e 9ª classes), atigindo um horizonte de 60 estudantes.
Torneio Kandengue Escritor
A “Torneio Kandengue Escritor” é um concurso de escrita destinada aos estudantes das Escolas Associadas à UNESCO em Angola, que são desafiados a escrever um texto com no máximo 700 palavras, sobre temas variados, durante o período determinado pela comissão organizadora, em alusão ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor que se assinala no dia 23 de Abril. Este projecto, tem como objectivo estimular o prazer pela leitura e pela escrita, promover o contacto entre os escritores e os estudantes, bem como, dotar os estudantes de conhecimentos sobre os Direitos de Autor. A Primeira Edição teve lugar em 2021 sob o tema “O Papel do Livro na Promoção da Cultura de Paz”.
Encontro Nacional da Rede PEA-Angola
O Encontro Nacional da Rede PEA-Angola tem lugar desde o ano de 2019, nos dias 5 de Outubro, em celebração ao Dia Mundial do Educador. O evento tem como objectivo celebrar o Dia Nacional da Rede PEA-Angola com vista a fortalecer a Rede de Escolas Associadas de Angola e a difundir os ideais estabelecidos pela UNESCO, através da reflexão em temáticas de interesse das Escolas Associadas a nível nacional e internacional, promovendo a partilha de experiências entre os participantes.
Portal das Escolas Associadas
O “Portal das Escolas Associadas” é uma estrutura social e digital, composta por um conjunto de informações das escolas associadas à UNESCO de Angola, que permitirá interagir com pessoas ou instituições de ensino, conectadas em um chat, que compartilham valores e objectivos comuns com a possibilidade de ajudar no desenvolvimento social e educativo de forma segura e íntegra.
Como inscrever-se
Nota: De modos a ter um maior controle das escolas pertencentes à Rede PEA- Angola, achamos por bem as escolas endereçarem as suas candidaturas à Coordenação Nacional, e esta por sua vez inscrevê-las na plataforma da UNESCO.
Os formulários devem ser preenchidos em dois idiomas (Português e em umas das línguas de trabalho da Organização nomeadamente: inglês, francês ou espanhol).
Formulário para Adesão (em inglês)
Após o preenchimento, os formulários devem ser enviados para o email da Coordenação Nacional: sp_angola@cnu.gov.ao.