VAGA ASSISTENTE TÉCNICO PARA OS PROJECTOS DE APOIO DA SIGE NOS PAÍSES DA ÁFRICA CENTRAL

VAGA ASSISTENTE TÉCNICO PARA OS PROJECTOS DE APOIO DA SIGE NOS PAÍSES DA ÁFRICA CENTRAL

Sector de responsabilidade: Sector da Educação (ED)

Local de trabalho: Yaoundé

Categoria profissional: Educação

Tipo de contrato: Contrato de serviço

Grau: SB3/3

Duração do contrato: 1 ano

Recrutamento aberto a : Candidatos externos

Data de encerramento das candidaturas (meia-noite, hora de Paris): 28 de Julho de 2022

RESUMO DOS DEVERES DO TRABALHO

Contexto

Como parte do apoio aos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (ECCAS) para a implementação e monitorização-avaliação da Agenda da Educação 2030 e da Estratégia Continental para a Educação em África (CESA, 2016-2025), o Escritório Regional Multisectorial da UNESCO para a África Central criou um programa regional de apoio às políticas de educação e planeamento estratégico. Este programa abrange, entre outras coisas, a produção de estatísticas do sector educacional e a melhoria da qualidade dos dados através do estabelecimento, reforço, modernização e sustentabilidade dos Sistemas de Informação de Gestão da Educação (SIGE).

Assim, no âmbito da estratégia global da UNESCO e em conformidade com as decisões dos seus órgãos directivos, o Escritório Regional apoia os ministérios responsáveis pela educação e formação com vista a contribuir para os esforços dos governos dos países da África Central para acompanhar/avaliar os objectivos das várias estratégias sectoriais para a educação e formação, as metas do ODM4 até 2030 e o CESA 2016-2025.

Para este fim, estão em curso várias iniciativas nos países da África Central para reforçar e modernizar a SIGE e a cartografia escolar através do estabelecimento de plataformas nacionais integradas de gestão de dados escolares e universitários e do desenvolvimento de mapas escolares geo-referenciados com base na plataforma informática StatEduc do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS).

A fim de reforçar a sua equipa de especialistas no sector da Educação para prestar apoio técnico adequado aos países dentro dos prazos necessários para uma produção estatística regular e sustentável, o Escritório Regional planeia recrutar um Assistente Técnico para apoiar a implementação de vários projectos de apoio da SIGE nos países da África Central.

Deveres do cargo

Sob a autoridade do Director do Escritório Regional em Yaoundé, a supervisão directa do Coordenador Regional para a Educação e em estreita colaboração com os Especialistas do Programa de Educação baseados no Escritório Regional em Yaoundé, o titular contribuirá para a implementação das actividades dos projectos e programas do Sector da Educação no Escritório da UNESCO. O trabalho e as produções que irá produzir serão sujeitos a um processo de validação interna sob a responsabilidade do Coordenador Regional da Educação.

Mais especificamente, o candidato seleccionado prestará apoio técnico aos projectos SIGE nos países da África Central nas seguintes áreas

Criação ou actualização de bases de dados SIGE relacionais;
A criação ou actualização de máscaras de introdução de dados do recenseamento escolar na plataforma informática StatEduc;
A integração ou actualização dos controlos de introdução de dados e dos controlos internos de consistência de dados na plataforma StatEduc;
A implementação ou actualização do módulo de directório para a geração automática de directórios estatísticos, bem como as ferramentas de relatórios em linha;
O desenvolvimento e integração de novos módulos em StatEduc;
A introdução, processamento e elaboração de anuários estatísticos
Capacitação do pessoal nacional para a configuração, utilização e administração da plataforma StatEduc;
A escolha, configuração e utilização de ferramentas de recolha de dados em linha no âmbito da modernização da EMIS e do mapa escolar.
A implementação de projectos e programas no sector da Educação;
A execução de todas as outras tarefas solicitadas no domínio das competências, a fim de alcançar os resultados das diferentes actividades do Sector da Educação.

COMPETENCIAS (Fundamentais / Gerenciais (M))
Responsabilidade (F)
Comunicação (F)
Inovação (F)
Partilha de conhecimentos e desejo constante de melhoria (F)
Planeamento e organização (F)
Cultura orientada para os resultados (F)
Trabalho de equipa (F)
Para mais informações, consulte por favor o Quadro de Competências da UNESCO.


QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS

Educação

Licenciatura em engenharia de concepção ou equivalente em informática, com enfoque na engenharia de software e gestão de bases de dados.

Experiência profissional

Ampla experiência na administração e configuração da plataforma informática UIS StatEduc IT;
Ter um perfeito domínio do método MERISE para modelação de bases de dados relacionais;
Ter pelo menos 2 anos de experiência na implementação de Sistemas de Informação de Gestão Educativa (SIGE);
Ter uma boa experiência na implementação e administração de bases de dados escolares;
Ter um bom conhecimento das estatísticas da educação e dos indicadores escolares;
Ter uma boa experiência na formação de pessoal nacional nos países da África Sahariana sobre a SIGE e o processo de cartografia escolar.


Aptidões e competências

Ter um perfeito domínio da linguagem de programação sob PHP, Javascript e qualquer outra linguagem complementar para programação web;
Ter um perfeito domínio das bases de dados ACCESS, SQL Server, MySql, Oracle;
Ter um bom conhecimento do desenvolvimento de relatórios no SQL Server Reporting Services;
Ter um bom conhecimento da concepção de aplicações orientadas para a web e para as aplicações móveis;
Ter um bom conhecimento das ferramentas informáticas para a criação, gestão e utilização de uma base de dados em linha;
Ter uma boa aptidão para trabalhar em equipa.

Idioma

Excelentes conhecimentos de francês e/ou inglês, bom conhecimento da outra língua.


PROCESSO DE SELECÇÃO E RECRUTAMENTO

É favor notar que todos os candidatos devem preencher uma candidatura online e fornecer informações completas e precisas. Para se candidatar, por favor visite o site de Carreiras da UNESCO. Não podem ser feitas alterações ao pedido apresentado.

A avaliação dos candidatos é baseada nos critérios do anúncio de vaga e pode incluir testes e/ou avaliações, bem como uma entrevista baseada na competência.

A UNESCO utiliza tecnologias de comunicação tais como vídeo ou teleconferência, correspondência electrónica, etc., para a avaliação dos candidatos.

Note-se que apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados e que os candidatos na fase final de selecção serão sujeitos a uma verificação de referência com base nas informações fornecidas.