Sector de responsabilidade: Sector da Educação (ED)
Local de trabalho: Yaoundé
Categoria profissional: Educação
Tipo de contrato: Contrato de serviço
Grau: SB3/3
Duração do contrato: 1 ano
Recrutamento aberto a : Candidatos externos
Data de encerramento das candidaturas (meia-noite, hora de Paris): 28 de Julho de 2022
RESUMO DOS DEVERES DO TRABALHO
Contexto
Como parte do apoio aos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (ECCAS) para a implementação e monitorização-avaliação da Agenda da Educação 2030 e da Estratégia Continental para a Educação em África (CESA, 2016-2025), o Escritório Regional Multisectorial da UNESCO para a África Central criou um programa regional de apoio às políticas de educação e planeamento estratégico. Este programa abrange, entre outras coisas, a produção de estatísticas do sector educacional e a melhoria da qualidade dos dados através do estabelecimento, reforço, modernização e sustentabilidade dos Sistemas de Informação de Gestão da Educação (SIGE).
Assim, no âmbito da estratégia global da UNESCO e em conformidade com as decisões dos seus órgãos directivos, o Escritório Regional apoia os ministérios responsáveis pela educação e formação com vista a contribuir para os esforços dos governos dos países da África Central para acompanhar/avaliar os objectivos das várias estratégias sectoriais para a educação e formação, as metas do ODM4 até 2030 e o CESA 2016-2025.
Para este fim, estão em curso várias iniciativas nos países da África Central para reforçar e modernizar a SIGE e a cartografia escolar através do estabelecimento de plataformas nacionais integradas de gestão de dados escolares e universitários e do desenvolvimento de mapas escolares geo-referenciados com base na plataforma informática StatEduc do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS).
A fim de reforçar a sua equipa de especialistas no sector da Educação para prestar apoio técnico adequado aos países dentro dos prazos necessários para uma produção estatística regular e sustentável, o Escritório Regional planeia recrutar um Assistente Técnico para apoiar a implementação de vários projectos de apoio da SIGE nos países da África Central.
Deveres do cargo
Sob a autoridade do Director do Escritório Regional em Yaoundé, a supervisão directa do Coordenador Regional para a Educação e em estreita colaboração com os Especialistas do Programa de Educação baseados no Escritório Regional em Yaoundé, o titular contribuirá para a implementação das actividades dos projectos e programas do Sector da Educação no Escritório da UNESCO. O trabalho e as produções que irá produzir serão sujeitos a um processo de validação interna sob a responsabilidade do Coordenador Regional da Educação.
Mais especificamente, o candidato seleccionado prestará apoio técnico aos projectos SIGE nos países da África Central nas seguintes áreas
Criação ou actualização de bases de dados SIGE relacionais;
A criação ou actualização de máscaras de introdução de dados do recenseamento escolar na plataforma informática StatEduc;
A integração ou actualização dos controlos de introdução de dados e dos controlos internos de consistência de dados na plataforma StatEduc;
A implementação ou actualização do módulo de directório para a geração automática de directórios estatísticos, bem como as ferramentas de relatórios em linha;
O desenvolvimento e integração de novos módulos em StatEduc;
A introdução, processamento e elaboração de anuários estatísticos
Capacitação do pessoal nacional para a configuração, utilização e administração da plataforma StatEduc;
A escolha, configuração e utilização de ferramentas de recolha de dados em linha no âmbito da modernização da EMIS e do mapa escolar.
A implementação de projectos e programas no sector da Educação;
A execução de todas as outras tarefas solicitadas no domínio das competências, a fim de alcançar os resultados das diferentes actividades do Sector da Educação.
COMPETENCIAS (Fundamentais / Gerenciais (M))
Responsabilidade (F)
Comunicação (F)
Inovação (F)
Partilha de conhecimentos e desejo constante de melhoria (F)
Planeamento e organização (F)
Cultura orientada para os resultados (F)
Trabalho de equipa (F)
Para mais informações, consulte por favor o Quadro de Competências da UNESCO.
QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS
Educação
Licenciatura em engenharia de concepção ou equivalente em informática, com enfoque na engenharia de software e gestão de bases de dados.
Experiência profissional
Ampla experiência na administração e configuração da plataforma informática UIS StatEduc IT;
Ter um perfeito domínio do método MERISE para modelação de bases de dados relacionais;
Ter pelo menos 2 anos de experiência na implementação de Sistemas de Informação de Gestão Educativa (SIGE);
Ter uma boa experiência na implementação e administração de bases de dados escolares;
Ter um bom conhecimento das estatísticas da educação e dos indicadores escolares;
Ter uma boa experiência na formação de pessoal nacional nos países da África Sahariana sobre a SIGE e o processo de cartografia escolar.
Aptidões e competências
Ter um perfeito domínio da linguagem de programação sob PHP, Javascript e qualquer outra linguagem complementar para programação web;
Ter um perfeito domínio das bases de dados ACCESS, SQL Server, MySql, Oracle;
Ter um bom conhecimento do desenvolvimento de relatórios no SQL Server Reporting Services;
Ter um bom conhecimento da concepção de aplicações orientadas para a web e para as aplicações móveis;
Ter um bom conhecimento das ferramentas informáticas para a criação, gestão e utilização de uma base de dados em linha;
Ter uma boa aptidão para trabalhar em equipa.
Idioma
Excelentes conhecimentos de francês e/ou inglês, bom conhecimento da outra língua.
PROCESSO DE SELECÇÃO E RECRUTAMENTO
É favor notar que todos os candidatos devem preencher uma candidatura online e fornecer informações completas e precisas. Para se candidatar, por favor visite o site de Carreiras da UNESCO. Não podem ser feitas alterações ao pedido apresentado.
A avaliação dos candidatos é baseada nos critérios do anúncio de vaga e pode incluir testes e/ou avaliações, bem como uma entrevista baseada na competência.
A UNESCO utiliza tecnologias de comunicação tais como vídeo ou teleconferência, correspondência electrónica, etc., para a avaliação dos candidatos.
Note-se que apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados e que os candidatos na fase final de selecção serão sujeitos a uma verificação de referência com base nas informações fornecidas.