Setor de supervisão: setor de educação (ED)
Local de trabalho: Burundi
Categoria de trabalho: educação
Tipo de contrato: Pessoal não permanente
Nota: Nível 4
Duração do contrato: 1 ano
Recrutamento aberto a: Candidatos internos e externos
Data de encerramento para inscrições (meia-noite, horário de Paris): 05-SEPT-2021
Valores fundamentais da UNESCO: Compromisso com a Organização, integridade, respeito pela diversidade, profissionalismo
RESUMO DO TRABALHO
A agenda Educação 2030 atribui grande importância ao desenvolvimento de competências técnicas e profissionais, com destaque para um aumento considerável do número de jovens e adultos com as competências necessárias para o emprego, a obtenção de um emprego decente e empreendedorismo (ODS4 / alvo 4.4). Neste contexto e de acordo com a nova estratégia da UNESCO para a Educação e Formação Técnica e Profissional (EFTP) (2016-2021), este subsetor deve promover o crescimento económico equitativo, inclusivo e sustentável e fomentar a transição para economias verdes e ambientais sustentabilidade. Esse objetivo não pode ser alcançado sem uma atenção especial ao plano setorial, à reforma. currículo e formação de professores, numa visão holística e integrada de educação e formação ao longo da vida.
Além disso, o sistema de educação no Burundi continua a enfrentar desafios que retardam sua decolagem final após desastres naturais com impactos que incluem deslocamento, destruição total ou parcial da infraestrutura escolar e o retorno em massa de refugiados, incluindo 145.000 esperados em 2021. Esta situação foi exacerbado em 2020 com a rápida disseminação da pandemia COVID-19 e seus impactos no setor de educação. É neste duplo contexto que um Plano de Resposta Humanitária (PRH) foi elaborado em 2021 e que visa atender às necessidades de 1,06 milhão de pessoas mais vulneráveis, prestando assistência multissetorial em oito setores – Segurança Alimentar, Nutrição, Educação, Água , Higiene e Saneamento (WASH), Saúde, Proteção, Abrigos e Artigos Não Alimentares (ANA) e Logística. No campo específico da educação, o HRP 2021 defende uma resposta humanitária centrada principalmente na continuidade da educação inclusiva e equitativa em situações de emergência, a fim de garantir que todas as crianças que atingiram a idade escolar tenham o seu direito à educação.
Para garantir a implementação efetiva de programas e projetos no setor de Educação dentro da Casa da Paz da UNESCO em Bujumbura, em particular projetos para responder à Covid-19 e melhorar a educação de qualidade para crianças repatriadas, retornadas e deslocadas internamente em Burundi, o Escritório Multissetorial da UNESCO para a África Central em Yaoundé planejou o recrutamento de um especialista em EFTP que ficará baseado em Bujumbura.
Sob a Autoridade Geral do Diretor do Escritório Regional da UNESCO na África Central com sede em Yaoundé e a supervisão direta do Coordenador da Casa da Paz da UNESCO em Bujumbura em estreita colaboração com o Especialista Principal em Educação para a África Central e Especialistas em Programas de Educação, o o titular é responsável por:
Planejamento e implementação do programa
- Apoiar o desenvolvimento, implementação e monitoramento de suas políticas de EFTP alinhadas com o ODS4 e vinculadas à demanda econômica;
- Apoiar a implementação de atividades de promoção de EFTP;
- Apoiar a promoção do agrupamento de recursos e ferramentas de EFTP;
- Contribuir para atividades de compartilhamento e networking de EFTP;
- Contribuir para a produção, capitalização e divulgação de informações sobre o subsetor de EFTP e em relação à demanda econômica;
- Fornecer os conhecimentos necessários para a concepção e implementação de programas de formação inicial e contínua de professores;
- Apoio no desenvolvimento de projectos, estabelecimento de parcerias, mobilização de fundos e implementação concreta de actividades no terreno;
- Apoiar a coordenação das atividades das equipas nacionais em todas as fases dos trabalhos, desde o desenvolvimento de instrumentos de análise da situação de trabalho (AST) até à validação dos documentos pedagógicos produzidos (documentos de referência e currículos de formação).
Monitoramento e relatórios do programa
- Acompanhar a implementação de atividades e projetos relacionados à EFTP e à formação contínua de elos da cadeia educacional em estreita colaboração com a equipe do setor de Educação do Escritório da UNESCO em Yaoundé;
- Acompanhar a implementação de atividades de digitalização de cursos e a implantação de sistemas de ensino à distância;
- Redigir os termos de referência, as notas técnicas necessárias à implementação, monitoramento e avaliação dos projetos;
- Elaborar relatórios regulares sobre o andamento da implementação de projetos / atividades de EFTP e a formação contínua de gestores pedagógicos;
- Acompanhar a parte de EFTP dos planos setoriais em Bujumbura;
- Executar todas as outras tarefas confiadas pelo Diretor, Chefe do Setor de Educação e / ou Coordenador da Casa da Paz da UNESCO em Bujumbura.
HABILIDADES (Fundamentais / Gerenciais)
Responsabilidade (F)Comunicação (F)Inovação (F)Compartilhamento de conhecimento e desejo constante de melhoria (F)Planejamento e organização (F)Cultura de resultados (F)Trabalho em Equipe (F)Para obter mais informações, consulte o Quadro de Competências da UNESCO.
QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
Educação
- Grau universitário avançado (Mestrado ou equivalente) na área de educação ou ciências sociais (sociologia, economia) ou em área equivalente.
Experiência profissional
- Mínimo de 5 anos de experiência nas áreas de análise, planejamento, gestão e monitoramento-avaliação de projetos de EFTP e formação de professores. Três anos de preferência adquiridos a nível internacional;
- Experiência em mobilização de recursos e construção de parcerias;
- Experiência em administração, planejamento e coordenação de projetos.
Know-how e habilidades
- Conhecimento dos sistemas de educação e, mais especificamente, dos sistemas de EFTP nos países da África Central;
- Conhecimento da gestão do sistema de certificação;
- Conhecimento da análise de eficiência externa e da ligação entre a EFTP e o mercado de trabalho;
- Conhecimento da gestão de sistemas de monitoramento de integração;
- Capacidade de estabelecer e manter relações de trabalho eficazes com autoridades nacionais / locais, instituições relevantes, organizações intergovernamentais e não governamentais;
- Conhecimentos de informática (Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Project, etc.);
- Habilidades comprovadas em gestão e planejamento estratégico;
- Capacidade de administrar recursos financeiros com supervisão e controle adequados;
- Capacidade de dialogar com uma ampla gama de parceiros;
- Excelente sentido de relações humanas e capacidade de liderar e motivar equipas multidisciplinares num ambiente multicultural;
- Capacidade de se comunicar de forma eficaz e convincente, oralmente e por escrito.
Línguas
- Fluência em francês e / ou inglês e bom conhecimento do outro idioma.
- Maestria de Kirundi.
QUALIFICAÇÕES DESEJADAS
Experiência profissional
- A experiência de trabalho com o sistema das Nações Unidas e, em particular, com a UNESCO, seria uma vantagem;
- O conhecimento dos procedimentos administrativos das Nações Unidas e das regras e regulamentos de gestão financeira seria uma vantagem;
Know-how e habilidades
- Muito bom conhecimento do mandato da UNESCO;
- Conhecimento comprovado de informática em todas as plataformas Microsoft Office, além de experiência com ferramentas colaborativas online e otimização de mídias sociais;
- Ter um bom conhecimento das organizações internacionais bilaterais e multilaterais, em particular o Sistema das Nações Unidas.
Língua
- bons conhecimentos de espanhol e / ou português seriam uma mais-valia.
DETALHES DO TRABALHO
Título do trabalho : Formação de professores e especialista em TVET
Grau: SB3
Tipo de contrato: Contrato de serviço
Duração do contrato: 12 meses (possibilidade de prorrogação dependendo da disponibilidade de fundos e avaliação de desempenho)
Encerramento das candidaturas (meia-noite, hora da África Central): 5 de setembro de 2021
PROCESSO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO
Observe que todos os candidatos devem preencher um formulário online e fornecer informações completas e precisas. Para se inscrever, visite o site de carreiras da UNESCO . Nenhuma alteração pode ser feita no aplicativo enviado.
A avaliação dos candidatos é feita com base nos critérios do edital de vaga e pode incluir provas e / ou avaliações, bem como entrevista por competência.
A UNESCO usa tecnologias de comunicação como vídeo ou teleconferência, correspondência por e-mail, etc. para a avaliação dos candidatos.
Observe que apenas os candidatos selecionados serão contatados e os candidatos na fase de seleção final serão submetidos a uma verificação de referência com base nas informações fornecidas.